Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lucas Ribeiro ganha protagonismo político com virada de Lula no segundo turno

Governador reeleito da Paraíba participou da mobilização pela candidatura petista e chega ao novo cenário nacional com espaço para ampliar a interlocução com Brasília.

A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Flávio Bolsonaro (PL), neste domingo (25), no segundo turno das eleições presidenciais, abre uma nova perspectiva para as articulações políticas na Paraíba. Entre os aliados do presidente reeleito está o governador Lucas Ribeiro (PP), que participou da mobilização em favor da candidatura petista.

Reeleito governador da Paraíba ainda no primeiro turno, com 64,30% dos votos válidos, Lucas chega ao encerramento do processo eleitoral com duas vitórias políticas em seu campo de alianças: a própria reeleição e a continuidade de Lula na Presidência da República.

Na reta final da campanha presidencial, Lucas participou de articulações ao lado do senador eleito João Azevêdo (PSB), de lideranças estaduais e de representantes do Partido dos Trabalhadores para ampliar a mobilização em favor de Lula.

A participação do governador nesse processo poderá ganhar relevância nas relações institucionais entre a Paraíba e o Governo Federal, especialmente nas negociações envolvendo investimentos, obras estruturantes e projetos de desenvolvimento para o estado.

Novo cenário político

O resultado das urnas também coloca em evidência a composição de forças políticas na Paraíba. Lucas Ribeiro terá pela frente um novo mandato no Governo do Estado, enquanto João Azevêdo passará a representar os paraibanos no Senado Federal.

A aproximação entre o governador e o presidente reeleito poderá contribuir para a construção de uma agenda administrativa conjunta, embora os efeitos políticos e institucionais dessa articulação ainda dependam dos próximos movimentos das lideranças.

Com o encerramento das eleições de 2026, as atenções também começam a se voltar para as disputas municipais de 2028, quando a reorganização das alianças deverá ocupar espaço nas discussões partidárias.

Para Lucas Ribeiro, o desafio agora será transformar o capital político acumulado nas eleições em resultados administrativos e capacidade de articulação, tanto na Paraíba quanto em Brasília.

[the_ad_group id="136"]
Instagram
WhatsApp