Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Flávio Bolsonaro não reconhece vitória de Lula e anuncia que pedirá anulação das eleições

Candidato derrotado questiona decisão do STF que prorrogou a votação até as 19h e aponta supostas irregularidades na fiscalização da apuração.

O senador Flávio Bolsonaro (PL) afirmou, na noite deste domingo (25), que não reconhece o resultado do segundo turno das eleições presidenciais de 2026 e anunciou que recorrerá à Justiça para pedir a anulação do pleito, vencido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em pronunciamento realizado em Brasília, após a confirmação da reeleição de Lula, Flávio concentrou suas críticas na decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a prorrogação do horário de votação até as 19h, diante de dificuldades enfrentadas por eleitores para chegar às seções eleitorais.

O candidato do PL argumentou que a medida comprometeu a igualdade de condições entre os eleitores, uma vez que parte das urnas já havia sido encerrada quando a decisão foi anunciada.

“Não vou aceitar que a regra do jogo tenha sido mudada em cima do jogo”, declarou.

Questionamentos sobre a votação

Flávio Bolsonaro também afirmou que fiscais de seu partido teriam sido retirados da sala-cofre durante os procedimentos relacionados à apuração dos votos.

A acusação, entretanto, ainda não foi comprovada, e não há confirmação de irregularidades capazes de comprometer o resultado eleitoral.

A decisão sobre a prorrogação da votação foi tomada após reclamações relacionadas ao transporte de eleitores em diferentes regiões do país.

A campanha de Lula solicitou a ampliação do horário diante de problemas registrados na Bahia. A própria campanha de Flávio Bolsonaro também havia apresentado pedido semelhante para municípios de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, afetados por dificuldades de deslocamento provocadas pelas chuvas.

Posteriormente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu que a prorrogação seria aplicada apenas às seções que permaneciam abertas às 17h, sem reabertura das urnas que já haviam encerrado a votação.

Disputa deve chegar à Justiça

Com o anúncio de Flávio Bolsonaro, a eleição presidencial poderá ter novos desdobramentos jurídicos.

A intenção de contestar o resultado, porém, não significa que a eleição tenha sido anulada. Qualquer pedido precisará ser formalizado e analisado pelas autoridades competentes, com apresentação de fundamentos e provas.

Lula foi reeleito presidente da República após uma virada na disputa contra Flávio Bolsonaro, que havia terminado o primeiro turno à frente do candidato petista.

O posicionamento do senador abre uma nova etapa de tensão política após o encerramento da votação, enquanto se aguarda a formalização do recurso anunciado por sua equipe jurídica.

[the_ad_group id="136"]
Instagram
WhatsApp