Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Zanin nega liminar que tentava forçar instalação de CPI do Master no Senado

Ministro do STF entendeu que, neste momento, não há elementos suficientes para comprovar omissão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre; decisão ainda pode ser reavaliada.

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de liminar apresentado pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE) para obrigar o Senado a dar andamento à instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) relacionada ao caso Banco Master.

A decisão foi tomada nesta terça-feira (22) e divulgada nesta quarta-feira (23). O parlamentar havia recorrido ao Supremo questionando a demora na tramitação do requerimento e apontando suposta omissão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

O requerimento citado na ação foi protocolado em março e, segundo informações apresentadas pelo senador, reuniu 41 assinaturas, número superior às 27 necessárias para a criação de uma CPI no Senado. A comissão pretende investigar possíveis relações entre os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli e Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master.

Zanin não viu prova de omissão

Ao analisar o pedido, Cristiano Zanin considerou que os documentos apresentados até agora não são suficientes para demonstrar, de forma inequívoca, que Davi Alcolumbre esteja incorrendo em uma omissão inconstitucional ao não dar prosseguimento à CPI.

O ministro também observou a existência de outros requerimentos relacionados ao Banco Master e considerou necessário esclarecer a tramitação dessas propostas e eventual sobreposição entre elas antes de decidir se houve efetivamente omissão da Presidência do Senado.

Zanin determinou que Alcolumbre seja notificado para prestar informações. Também deverão se manifestar a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR).

CPI ainda pode avançar

A decisão de Zanin não significa o arquivamento da CPI nem uma proibição para que o Senado instale a comissão. O ministro rejeitou, neste momento, a liminar que buscava uma determinação judicial imediata para obrigar o Senado a agir.

Na própria decisão, Zanin registrou que a questão poderá voltar a ser apreciada depois que forem apresentadas novas informações ao Supremo.

O episódio acrescenta um novo capítulo ao caso Banco Master, que vem provocando repercussões no Congresso e no Judiciário. A discussão agora passa também pela atuação do Senado e pela possibilidade de uma investigação parlamentar sobre os fatos relacionados ao banco e a Daniel Vorcaro.

[the_ad_group id="136"]
Instagram
WhatsApp