Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Chico Mendes cobra respeito aos ribeirinhos e diz que vai lutar contra liberação das águas de Boqueirão

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do Governo na Assembleia Legislativa da Paraíba, cobrou agilidade das agências reguladoras e dos órgãos competentes para solucionar os problemas de abastecimento e alocação das águas no Açude Engenheiro Avidos, o Boqueirão de Piranhas, que atende os municípios de Cajazeiras e São José de Piranhas. O parlamentar destacou que o manancial enfrenta desafios severos de saúde pública e gestão ambiental, agravados pela recente mortandade de peixes e pela retirada descontrolada de recursos hídricos.

Em entrevista à Rede Diário do Sertão, Chico Mendes enfatizou que a atual garantia de manutenção do volume hídrico é resultado de articulação política intensa, que incluiu três viagens oficiais a Brasília com reuniões no Ministério do Desenvolvimento Regional e na Agência Nacional de Águas (ANA)“Ninguém mais faz de besta os ribeirinhos lá de São José de Piranhas. Pode confiar na gente, nós vamos brigar com todas as nossas forças” , declarou.

Em maio, o Ministério Público Federal (MPF) incluiu São José de Piranhas nas discussões sobre a alocação de água do Sistema Hídrico Engenheiro Avidos/São Gonçalo, determinando que o município seja convocado oficialmente com antecedência mínima de 30 dias para o próximo ciclo e que as comunidades ribeirinhas tenham representação assegurada. O deputado ressaltou que, embora apenas 15% da parede da barragem esteja em Cajazeiras, praticamente 100% das águas pertencem a São José de Piranhas, o que fortaleceu o entendimento jurídico favorável à participação do município.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

[the_ad_group id="136"]
Instagram
WhatsApp