Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Esgotei’: manifestantes realizam protesto no Busto de Tamandaré

Um grupo de manifestantes foi até o Busto de Tamandaré, em João Pessoa, neste sábado (11), para protestar contra a qualidade da água dos mares da capital. Ato foi marcado após os recentes relatórios divulgados pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), que aponta para diversos trechos de mar impróprios para banho em todo o estado.

Marcos Túlio, idealizador do grupo protestante Esgotei, relata como o movimento se formou. “Esse projeto surgiu quando nós navegávamos nesse mar e um grupo de remadores começou a perceber que o mar estava impróprio para banho em todo canto. Se estávamos no Caribessa, tava podre… Na ponta do Seixas, tava podre. Então, resolvemos se manifestar. É um movimento histórico.

Na última sexta-feira (10), três estabelecimentos situados na orla de Cabo Branco, em João Pessoa, foram autuados durante uma operação coordenada pela Sudema. Eles são apontados como responsáveis pelo despejo de esgoto no mar.

A partir de agora, os estabelecimentos devem, nos próximos oito dias, solucionar o problema. Em caso de descumprimento do prazo, os estabelecimentos serão embargados. O processo será encaminhado ao Ministério Público da Paraíba. Eles poderão responder por crime ambiental.

O organizador do grupo explica que o movimento não defende o fechamento dos espaços, mas que sejam punidos por conta dos crimes ambientais. “Eu não sou a favor de fechar estabelecimentos, porque são geradores de emprego. O que nós queremos é que esses estabelecimentos sejam punidos na lei, paguem o preço que precisar pagar, regularizem e aprendam que não se pode fazer o que quer em ambiente público.

Novo relatório da Sudema

A Sudema divulgou, nesta sexta-feira (10), um novo relatório de balneabilidade dos mares da Paraíba. O órgão constatou que 24 trechos de mar estão imprópriospara banho em todo o estado, sendo 10 deles na orla de João Pessoa