Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quinteto da Paraíba se apresenta sexta, 12, na Capela da Fortaleza de Santa Catarina

É o projeto Templos de Fé e Música que estreia em Cabedelo

Começa no próximo sexta, dia 12, na capela da Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, a primeira edição do projeto “Templos de Fé e Música”, aprovado pelo edital da Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cultura da Paraíba e idealizado pela produtora cultural Ana Gondim. O objetivo do projeto é unir a valorização do patrimônio histórico e arquitetônico com música erudita, armorial e popular e educação patrimonial.

Às 16h acontece a Roda de Conversa cujo tema é “Capela de Santa Catarina: arquitetura, significados e pertencimentos” com o arquiteto e urbanista Raglan Gondim. Ele falará sobre o monumento e sua importância. A Paraíba possui um conjunto de igrejas e capelas tombadas pelo Patrimônio Histórico que remonta a época da colonização. A Fortaleza de Santa Catarina foi uma das primeiras construções da Paraíba, erguida no final do século XVI para defender a cidade de invasões de franceses e holandeses.

Para o arquiteto Raglan Gondim “ o Projeto chega por meio dos bons ventos onde a música e a arquitetura dos templos religiosos se unirão e seguirão um harmonioso caminhar embalado pelos processos da educação patrimonial, promovendo a sensibilização, a comunhão participativa junto às comunidades envolvidas. Um belo e fecundo plantio de sementes que darão frutos de memórias e produzirão raízes profundas de pertencimentos”. A Roda de Conversa com o arquiteto terá a participação de professores da rede estadual e municipal de ensino e do público em geral.

Em seguida, às 18h, acontece o concerto do Quinteto da Paraíba, um dos mais renomados grupos de música de câmara do Brasil e formado há mais de três décadas no Departamento de Música do CCTA/UFPB, que expõe sua versatilidade entre a música de erudita e a música popular. O grupo é formado por conceituados instrumentistas da Paraíba e apresentado pelo selo Kuarup (1995) como: “Uma das melhores surpresas instrumentais do Brasil nos últimos anos”. O Quinteto da Paraíba surgiu com a proposta de divulgar a obra de compositores brasileiros, mas é no Nordeste que encontra sua mais pura inspiração, é considerado o responsável pelo resgate do Movimento Armorial e conquistou méritos da crítica especializada nacional e internacional.

O Quinteto da Paraíba preparou um repertório especial para a apresentação no projeto “Templos de Fé e Música”: vai abrir o concerto com Prelúdio Bachianas n° 4, de Villa-Lobos, passando por músicas de Astor Piazzolla, Gershwin e Mancini, Capiba, José Dantas, Antônio Nóbrega, Antônio José Madureira, Lenine e canções dos paraibanos Tarcísio Burity, Bráulio Tavares e Chico César. “Nós, do Quinteto da Paraíba, sentimos uma alegria imensa em participar desse projeto que leva música de câmara às igrejas da Paraíba valorizando os nossos templos religiosos com nossos músicos e nossa música”, afirmou Xisto Medeiros, diretor musical do Quinteto.

O projeto “Templos de Fé e Música” vai acontecer nos meses de abril e maio também nos municípios de Lucena e Santa Rita, com apresentações musicais do Quinteto da Paraíba e Quinteto Uirapuru. Serão produzidos três vídeos que terão textos e narração da escritora Maria Valéria Rezende com imagens e produção do grupo Geografia da Paraíba. O material em vídeo será disponibilizado no canal do projeto no Youtube. Acompanhe todas as etapas do projeto no Instagram @projeto.templos.

Fotos anexadas da Fortaleza e capela: Killdare Araújo e Valeska Asfora

Fotos do Quinteto da Paraíba: Walber Lima

Assessoria de Imprensa:

Rosa Aguiar (83) 9 9981-0703

Ruth Avelino (83) 9 9979-2989