Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cícero Lucena recebe prêmio Orgulho Autista Brasil em reconhecimento ao trabalho de inclusão social em João Pessoa

O prefeito Cícero Lucena recebeu, nesta terça (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em Brasília (DF), o título Orgulho Autista Brasil – um prêmio de reconhecimento pelo trabalho na área de inclusão social de João Pessoa, com destaque para o projeto Tardezinha Inclusiva. A solenidade aconteceu na Câmara Federal, onde o gestor municipal agradeceu a honraria, compartilhando o feito com todos os profissionais da Educação da Capital.

“Eu compartilho esse prêmio, o primeiro do mundo recebido por um prefeito, com todos os profissionais da Educação de João Pessoa – cuidadores, professores, gestores e diretores. Estamos avançando, cada vez mais, em escolas inclusivas, que acolhem mais de 2.000 alunos autistas, projetos como a Tardezinha Inclusiva, que promove a integração entre os familiares e um momento de socialização e diversão para as crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito.

Cícero Lucena foi escolhido em uma votação da qual participaram 60 diretores, conselheiros e coordenadores do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab) em todo o País. Vinte categorias foram votadas e o prefeito de João Pessoa venceu a categoria ‘político’. No primeiro momento, os membros do Conselho indicam os concorrentes e apresentam as defesas com o motivo pelo qual essas pessoas/instituições foram incluídas como candidatas. Na segunda fase, os integrantes do grupo votam naqueles que acreditam merecer a homenagem. Naturalmente, os mais votados são os vencedores.

“Esse prêmio que o prefeito Cícero Lucena recebeu é extremamente importante para a cidade, porque estamos realizando um conjunto grande de ações de inclusão social pela arte há dois anos e quatro meses, que é o projeto Somos Capazes, Tardezinha Inclusiva. Então, o Prêmio Orgulho Autista Brasil que João Pessoa ganhou, personificado na liderança do prefeito Cícero Lucena, é extremamente importante para todos nós, porque mostra o valor desse trabalho e destaca João Pessoa como a única cidade que está desenvolvendo esse tipo de atividade que envolve arte, cultura e inclusão social”, celebrou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Tardezinha Inclusiva – Desenvolvida para atender o público autista infantil, T21 e cadeirante, a Tardezinha Inclusiva apresenta uma série de atrações e atividades que envolvem essas crianças e contribuem para que elas se tornem mais independentes, que interajam e se sintam incluídas de fato.

A Tardezinha Inclusiva é realizada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e oferece atrativos importantes para crianças dentro do espectro autista, promovendo inclusão por meio da arte. Pintura, brincadeiras, música, desenho, teatro, dança – um universo de possibilidades, com o poder transformador.

Moab – O Movimento Orgulho Autista Brasil é uma entidade nacional não-governamental, sem finalidades lucrativas, criado em 2005. É formado por pais, mães, amigos e simpatizantes da causa – todos voluntários. Tem como objetivo principal buscar a melhoria da qualidade de vida para as pessoas diagnosticadas com autismo e para as suas famílias. Para isso, desenvolvem uma série de ações, projetos e programas.

Cuidado com autistas nas escolas – Para além de projetos como Tardezinha Inclusiva, João Pessoa tem um olhar especial para as crianças com o Transtorno do Espectro Autista nas escolas da rede municipal, que contam com 1.800 cuidadores. As unidades de ensino também estão ganhando um ambiente mais propício para o acolhimento dos alunos autistas, com salas Google, espaços Make, mesas digitais, materiais Lego, em espaço confortável e climatizado.

Valorização para a causa – O prefeito Cícero Lucena também concedeu a bolsa auxílio de R$ 800 para cuidadores sociais voluntários, um benefício que ajuda custear transporte e alimentação, reforçando o papel dos profissionais no processo de inclusão de crianças com necessidades especiais, principalmente autistas.