Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cícero Lucena entrega novo prédio do Caps AD David Capistrano Filho, com estrutura moderna para ser referência no atendimento de pessoas com transtornos

O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (7), o novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD III) David Capistrano da Costa Filho, em Tambauzinho. O equipamento ganhou uma estrutura nova, com ambientes climatizados e espaços para o atendimento de uma equipe multiprofissional, para ser referência no acolhimento humanizado de usuários com transtornos – pessoas que fazem uso abusivo de álcool e drogas.

“Esse equipamento é fruto do nosso olhar humanizado para a saúde, de uma equipe. Tudo isso pode ser feito de forma diferente, sem dúvida nenhuma, só que a mais competente e a que dá melhor resultado é com o carinho, é o respeito, é o cuidar das pessoas. E é essa nossa função, não só salvar a vida, mas dar qualidade de vida às pessoas. Porque nós sabemos do grau da importância que representa nas nossas vidas – a questão da saúde. Então, temos que ter a capacidade de fazer uma saúde preventiva, curativa, para que a gente possa garantir a paz, a tranquilidade para o paciente”, afirmou o prefeito, durante solenidade, que também contou com participação do vice-prefeito Leo Bezerra.

O secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, lembrou que esse já é o terceiro Caps reconstruído pela Prefeitura de João Pessoa. “Uma das doenças mais endêmicas do Brasil, são as doenças psiquiátricas, as doenças mentais, as patologias mentais. Entregamos, aqui, um Caps, já é o terceiro que o prefeito entrega, reformado, reestruturado. Além disso, ele já entregou um Centro de Práticas Integrativas, lá no Valentina Figueiredo, também reestruturado e reformado. É dando importância ao que é importante. Vamos cuidar da saúde mental do povo de João Pessoa”, afirmou o secretário.

Ana Carolina, diretora do Caps AD III, explicou que o serviço funcionava em outro prédio e o atendimento é ofertado por meio de demanda espontânea, 24 horas, todos os dias da semana, com médico e consultas clínicas. O espaço ainda conta com agente social, psicólogo, psiquiatra, oficineiros para atividades, exercício físico, além de educadores.

“Aqui, foi de suma importância esse equipamento, porque a gente precisava muito do espaço, para que eles tivessem os leitos deles 24 horas, para que a gente tivesse espaço para fazer nossas oficinas, nossas atividades, eles fazerem também exercício físico diário, já que o outro local não tínhamos isso, não tinha acesso adequado”, explicou.

Estrutura – O Caps conta com ambientes climatizados, sala de observação, de oficinas, para atividades laborais, sala de enfermagem, refeitório, cozinha, nutricionista, sala multiprofissional, farmácia e consultório médico.