SEIG discute integridade, governança e compliance na IV Semana da Transparência Pública de João Pessoa

SEIG discute integridade, governança e compliance na IV Semana da Transparência Pública de João Pessoa

A Secretaria de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção (SEIG) da Prefeitura de João Pessoa realizou, na tarde desta quinta-feira (12), um debate sobre os caminhos para se manter em conformidade com as leis e os atos normativos da gestão, além da saúde financeira através do compliance. O debate aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em Jaguaribe, no primeiro dia da IV Semana da Transparência Pública e Combate à Corrupção, promovida pela gestão municipal.

A diretora de Governança da SEIG, Carolina Marques, destacou que a administração pública municipal tem investido em mecanismos e processos para ampliar a conduta ética e profissional do funcionalismo, garantindo transparência e melhoria nos serviços prestados.

“Antes de tudo, a SEIG trabalha com o apoio da alta administração pública, na pessoa do prefeito Cícero Lucena. Nossa secretaria é uma das poucas no Brasil especializadas em implementação de um programa de compliance e governança. Mas ainda temos muito que amadurecer e, para isso, contamos com a parceria e cooperação técnica da Controladoria do Estado do Paraná. Queremos trazer uma realidade bem sucedida dessa cultura de prevenção à corrupção e ética no serviço público”, pontuou.

Segundo Raul Siqueira, controlador do Paraná, que trabalha em parceria com a SEIG, falou sobre o programa de integridade do seu Estado. “Construímos um estatuto baseado em compliance, que nada mais é que conformidade com as leis. Precisávamos trabalhar com o compliance voltado para a administração pública, tendo em vista que era uma modalidade ligada à iniciativa privada. Foi essa a forma de efetivar uma política de integridade no Estado do Paraná”, completou.

Comentários

Outras Notícias