Série Concertos Sinfônicos Digitais da OSMJP deste sábado apresenta peças de ícones da música clássica

Série Concertos Sinfônicos Digitais da OSMJP deste sábado apresenta peças de ícones da música clássica

A série ‘Concertos Sinfônicos Digitais’, da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), apresenta, neste sábado (18), duas peças de grandes e influentes músicos da história da música clássica ocidental: Johannes Brahms e Joseph Haydn. A 11ª edição do programa, realizado por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), vai ao ar às 18h, no canal da Orquestra no Youtube. 

A OSMJP reproduz a peça ‘Abertura Trágica’, do compositor alemão Johannes Brahms, reverenciado pela literatura romântica de suas obras no período do século XIX. Escrita em 1880, a composição possui dois temas que vão desde os fortíssimos ataques da orquestra ao toque da melodia das cordas.

Em seguida, todos os movimentos da Sinfonia nº 101 do austríaco Franz Joseph Haydn. O músico, que morreu em 1809, deixou um legado que influenciou a música erudita ocidental e marcou a transição do fim do período Barroco e o início do Romantismo.

O maestro Laércio Diniz observou que esse repertório é muito importante para a Orquestra Sinfônica que tecnicamente aprende muito. “Haydn é referência para todos os compositores românticos. Muitos compositores se baseiam nele, inclusive, o Brahms, que é o marco no romantismo, aprendeu muito com o mestre”, concluiu.

Comentários

Outras Notícias