João Azevêdo lança programa de qualificação profissional em abertura do Mês da Juventude

João Azevêdo lança programa de qualificação profissional em abertura do Mês da Juventude

O governador João Azevêdo abriu, nesta segunda-feira (2), em live nas redes sociais do Governo da Paraíba, o Mês da Juventude, que em sua 6ª edição tem como tema “Reinventando narrativas: Muito além de números!”, com uma programação repleta de ações e atividades direcionadas à juventude paraibana. Na ocasião, ele lançou o programa Qualifica Juventude, que visa promover a qualificação profissional e estimular a inclusão produtiva,  e assinou o decreto de criação do Agosto das Juventudes, que tem o objetivo de debater estratégias para a implementação de políticas públicas para os jovens do estado. 

O evento foi aberto com a apresentação de um cordel pela estudante Anne Ferreira e contou com a participação virtual da atleta Silvana Fernandes, beneficiada com o programa Bolsa Esporte, que participará, em Tóquio, da paralímpiada na modalidade parataekowdo. 

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou o compromisso do governo de atender as demandas e oferecer novas oportunidades à juventude paraibana, com a criação de mais um programa de incentivo à inserção no mercado de trabalho. “Enquanto gestores públicos, mantemos o diálogo com os jovens para entendermos o que eles precisam e a partir daí elaborarmos políticas públicas, como o Qualifica Juventude, que vai na direção do que eles apresentam para nós. Esse é mais um programa de qualificação da mão de obra, oferecendo novas oportunidades, o que é fundamental para a criação de um ambiente de esperança para os nossos jovens”, frisou. 

O gestor também destacou a série de ações promovidas pelo governo para beneficiar a juventude. “Eu tenho muita alegria de falar sobre o Primeira Chance, programa que criamos para garantir experiência profissional e que tem crescido, passando a contar com a parceria de empresas públicas e privadas. Além disso, a intersetorialidade das nossas ações tem nos permitido fazermos mais e com o maior alcance possível porque temos buscado com que os nossos investimentos tenham um olhar de cuidado com as pessoas e nós estamos atentos aos interesses dos nossos jovens”, acrescentou. 

A secretária executiva da Juventude, Rafaela Camaraense, destacou que o Qualifica Juventude é resultado do acolhimento das solicitações dos jovens associado à promoção das potencialidades das regiões do estado.  “Esse é um projeto que não nasceu apenas da Secretaria da Juventude,  mas sim da participação dos nossos jovens, fazendo escutas em vários municípios, onde recebemos muitas demandas e a partir de muito diálogo construímos essa ação que promove a qualificação profissional, o desenvolvimento regional e um futuro melhor”, disse. 

O secretário executivo do Esporte e Lazer, José Marco, evidenciou a importância do investimento no esporte para estimular os atletas e descobrir novos talentos. “Nós temos promovido diversas ações, como os jogos escolares e paraescolares e os jogos indígenas, levando o nome da Paraíba para diversos lugares e com o incentivo do Bolsa Esporte, que contempla 288 atletas e técnicos que nos representam em diversas modalidades, damos as condições para que eles possam comprar suas passagens e ter uma melhor condição nutricional. Além disso, estamos reabrindo a Vila Olímpica Parahyba para caminhadas, para os atletas de alto rendimento e em seguida para as modalidades que não têm contato físico, a exemplo de natação, ginástica olímpica e artística”, falou. 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, afirmou que as políticas públicas inclusivas promovidas na Paraíba trazem dignidade e investimentos a curto, médio e longo prazo. “Hoje foi criado mais um programa nessa linha, garantindo a emancipação dos nossos jovens, oferecendo conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento do estado e com as vocações regionais”, sustentou. 

O secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, elencou uma série de ações para impulsionar a juventude. “Nós temos a maior rede de ensino integral, que serve de modelo para o novo currículo do ensino médio no Brasil, o Primeira Chance para inserção dos jovens do mercado de trabalho, o Ouse Criar, o Arte em Cena, mais de R$ 100 milhões em investimentos para melhorar a estrutura das nossas escolas, o melhor índice de ensino à distância, o Parque Horizontes de Inovação e estamos anunciando a oferta do curso técnico na Escola de Música Antenor Navarro”, explicou. 

A jovem Joseane Silva, moradora do município de Cuité e participante do programa Juventude Empreendedora, elogiou a atenção do governo aos jovens paraibanos. “Hoje eu trago uma mensagem de esperança. O curso foi muito bom e a gente tem que acreditar e confiar no nosso potencial e eu agradeço ao governo por lembrar de nós que somos o futuro do Brasil”, relatou. 

A paratleta Silvana Fernandes agradeceu o incentivo do Governo do Estado ao esporte. “Para mim é uma honra representar o nosso estado no maior evento de esportes do mundo e o Bolsa Esporte é indispensável na vida do atleta e, com isso, treinamos mais motivados, tendo grandes resultados, levando o nosso estado aos lugares mais altos do pódio em qualquer competição que participamos”, disse. 

Agosto das Juventudes - A Paraíba possui mais de um milhão de jovens e a criação do Mês da Juventude busca uma transformação e olhar específicos para os conceitos e complexidades desse segmento  na Paraíba, respeitando a autonomia e diversidade. 

A edição deste ano tem como tema “Reinventando narrativas: Muito além de números” e o objetivo é difundir em todo o território estadual, durante o mês de agosto, através de atividades e ações, um debate sobre as consequências da pandemia nas oportunidades de trabalho, suas implicações na saúde mental das juventudes paraibanas, bem como, a construção de estratégias para a implementação de políticas públicas de juventude no estado.

Ao longo do mês serão realizados encontros regionais, lives e show virtual de encerramento. 

Qualifica Juventude - O programa tem o objetivo de promover a qualificação profissional de 4 mil pessoas e estimular a inclusão produtiva dos jovens de 65 municípios paraibanos, distribuídos em todas as regiões do estado. Na ação serão injetados recursos na ordem de R$ 800 mil, provenientes do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep). A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer do Governo da Paraíba (Sejel) em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) serão responsáveis pela execução do projeto. 

O Qualifica Juventude também tem a finalidade de realizar o diagnóstico propositivo com o Fórum de Gestores Municipais de Políticas Públicas para a Juventude (Forjuve-PB) para elencar os interesses dos municípios, referente a temas como: educação formal, trabalho e emprego e renda; ofertar cursos profissionalizantes diante das potencialidades elencadas por cada município integrante; acompanhar a formação de novos modelos de negócio para garantir a sucessão familiar através da formação profissional para jovens do campo e da cidade; criar espaços formativos sobre perspectivas e projetos de vida nos 15 territórios da cidadania na Paraíba; e incentivar o surgimento de novos empreendedores com a destinação de linhas de crédito específicas para os jovens. 

Os cursos serão direcionados para os potenciais produtivos das regiões, a exemplo do turismo, gastronomia, marketing digital, gestão financeira, indústria, artesanato, agricultura, tecnologia, comércio, empreendedorismo, pesca, criação de animais, apicultura, construção civil, jardinagem, estratégia de vendas, piscicultura, agroecologia, robótica, corte e costura.

Cada curso compreende uma carga horária estimada de até 48 horas, sendo realizados de maneira semipresencial e presencial, com turmas de até 20 alunos, disponibilizando vagas para três cursos por município.

Nesta primeira etapa serão contemplados os municípios de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Conde, Pilar, Sobrado, Mataraca, Mamanguape, Caldas Brandão, Pitimbu, Marcação, Queimadas, Borborema, Juripiranga, Campina Grande, Santa Cecília, Bananeiras, Guarabira, Serraria, Areia, Umbuzeiro, Remígio, Algodão de Jandaíra, Frei Martinho, Damião, Picuí, Cuité, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Baraúna, Sossego, Cubati, Nova Floresta, Barra de Santa Rosa, Monteiro, São João do Tigre, Assunção, Sumé, Taperoá, Cabaceiras, Barra de Santana, São João do Cariri, Soledade, Barra de São Miguel, Zabelê, Camalaú, Manaíra, Princesa Isabel, Tavares, Juru, Água Branca, São José do Bonfim, Imaculada, Patos, Ibiara, Vieirópolis, Quixaba, Pombal, Brejo do Cruz, Paulista, Belém do Brejo do Cruz e São Bento.

Comentários

Outras Notícias