Iniciativa da Prefeitura de João Pessoa com seleção para Bolshoi proporciona mudança de vida para alunos da rede municipal

Iniciativa da Prefeitura de João Pessoa com seleção para Bolshoi proporciona mudança de vida para alunos da rede municipal

A disciplina é uma peça-chave e fundamental para se alcançar bons resultados. E o balé clássico é uma dança que exige essa disciplina para se obter bons resultados e até mesmo se destacar artisticamente. A Prefeitura de João Pessoa tem essa visão e abriu uma seleção para alunos da rede municipal, que tenham nascido entre 2010 e 2012, ingressar na Escola do Teatro Bolshoi. Estão sendo oferecidas 20 vagas.

Todo o processo é organizado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). A pré-seleção nas escolas acontece entre os dias 13 e 22 de outubro, onde serão selecionados nessa primeira etapa cerca de 600 alunos.  

E esse tipo de iniciativa e investimento na dança já mostrou que têm excelentes resultando, proporcionando, inclusive, mudança de vida. Prova disso foi o que aconteceu com Geovan da Conceição, ex-aluno da rede municipal e que hoje tem 29 anos. Ele estudou na Escola Municipal Apolônio Sales de Miranda, onde, durante a primeira gestão do prefeito Cícero Lucena, teve a oportunidade de participar de uma seleção como esta. Geovan tinha 11 anos e foi selecionado para a Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville/SC.

“Fomos eu e mais 19 crianças para fazer o último teste na Escola Bolshoi. Fui selecionado e ingressei em 2004 para um curso profissionalizante com duração de oito anos, tudo bancado pela Prefeitura de João Pessoa em parceira com o Bolshoi”, disse Geovan.

Ao ser selecionado, Geovan viu sua vida se transformar. Ao se formar, voltou para João Pessoa e iniciou sua carreira profissional. Os frutos são muitos. Se formou em licenciatura em dança pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi o único brasileiro selecionado para o Internationales Solo Tanz Theater Festival Stuttgart, um dos maiores eventos de solos contemporâneos do mundo, onde conquistou o segundo lugar.

Essa mesma mudança de vida pode ser conquistada por um dos 20 alunos que passarão nesse novo processo de seleção. Para encorajar esses futuros dançarinos, Geovan mandou um recado. “Não tenham medo, experimentem. Vejam com seus próprios olhos quão belo é este projeto e que através desse apoio da Prefeitura de João Pessoa vocês podem ter a vida transformada, assim como aconteceu comigo”, falou com alegria.

Benefícios do Balé – Além da oportunidade de se descobrir um talento na dança clássica, essa iniciativa do governo municipal também proporciona qualidade de vida. É que quanto mais cedo a criança começa na dança clássica, melhor será o resultado, desenvolvem-se habilidades motoras e cognitivas, postura, equilíbrio, flexibilidade, fortalecimento muscular, além de trabalhar a percepção musical e rítmica.

Comentários

Outras Notícias