O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos-PB) oficializou, nesta quinta-feira (9), um pedido de licença do mandato pelo período de 122 dias, sem remuneração, para tratar de assuntos pessoais.
Durante o afastamento, a vaga será ocupada pelo primeiro suplente do Podemos na Paraíba, Leonardo Gadelha.
Por se tratar de uma licença não remunerada, Romero Rodrigues não receberá salário, verbas indenizatórias vinculadas ao exercício do mandato ou demais benefícios parlamentares durante o período de afastamento, conforme as regras aplicáveis às licenças dessa natureza na Câmara dos Deputados. (Portal da Câmara dos Deputados)
A licença tem caráter temporário e preserva o mandato parlamentar, permitindo que o suplente exerça integralmente as funções legislativas durante o período.
O deputado deve aproveitar a licença para recuperação da saúde, após ser atacado por um touro no final de semana, e também se dedicar à campanha eleitoral.
Com isso, Leonardo Gadelha passa a representar o estado da Paraíba na Câmara dos Deputados enquanto perdurar o afastamento de Romero.
A previsão é de que Romero Rodrigues retorne às atividades parlamentares ao término dos 122 dias de licença, reassumindo sua cadeira na bancada do Podemos na Câmara Federal.