O deputado Taciano Diniz (União) e o secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Deusdete Queiroga oficializaram nesta quarta-feira (4) suas inscrições para as duas vagas abertas para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), protocoladas junto ao presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), e entregue na presença do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado João Gonçalves.
Durante o ato de inscrição de Taciano, Adriano Galdino destacou que a postulação vinha sendo articulada há mais de um ano e informou que, embora o procedimento também seja realizado de forma digital, o parlamentar optou por protocolar a documentação física na Casa. O presidente desejou êxito ao deputado na disputa pela vaga no TCE-PB.
Com o protocolo efetuado, o processo será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável por examinar a regularidade da documentação apresentada. Caso a candidatura seja considerada apta, seguirá para apreciação em plenário, onde os deputados decidirão por meio de votação secreta. O presidente da CCJ, João Gonçalves (PSB), informou que a análise deve ocorrer na próxima semana.
Taciano Diniz apresentou 33 assinaturas de apoio entre os parlamentares, número superior ao mínimo exigido, e agradeceu aos colegas pela subscrição do requerimento, ressaltando reconhecimento e gratidão pelo respaldo recebido na Assembleia.
Já sobre o secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Deusdete Queiroga, o presidente da ALPB, Adriano Galdino relatou em post nas suas redes sociais: “Ele veio entregar de forma física sua inscrição, já realizou a inscrição online e trouxe toda a documentação, com 32 assinaturas de deputados, bem acima das 12 exigidas pelo regimento. Parabenizo Deusdete e desejo sucesso no trabalho que realizará como conselheiro”, destacou.
Em sua manifestação, Deusdete destacou a importância do momento para sua trajetória política: “É um momento muito importante na minha vida pública. Me inscrever na ALPB para concorrer a uma vaga no TCE-PB é uma honra. Contar com o apoio de tantos parlamentares me deixa bastante honrado. Espero que não haja disputa, mas, se houver, estou preparado para concorrer com seriedade e compromisso”, ressaltou.
A disputa na ALPB ocorre para preencher duas vagas no TCE-PB, decorrentes das aposentadorias dos conselheiros Fernando Catão e Nominando Diniz. As inscrições estão abertas desde segunda-feira (2) e vão até o dia 6 de março, exigindo requerimento de, no mínimo, 12 deputados e documentação comprobatória dos requisitos constitucionais e regimentais.
Nos bastidores, a movimentação política já é intensa. Além de Deusdete Queiroga e Taciano Diniz, parlamentares como os deputados Bosco Caneiro (Republicanos) e Michel Henrique (Republicanos) avaliam viabilizar candidaturas internas.
O edital para inscrição dos interessados abriu na segunda (2), e ficará disponível até esta sexta-feira (6), conforme o cronograma estabelecido pela Assembleia.

