O Ministério do Turismo confirmou a destinação de R$ 500 mil para o Carnaval Tradição 2026 de Campina Grande. O patrocínio foi firmado com a Associação Campinense de Troças Carnavalescas e vai reforçar a programação prevista para ocorrer entre os dias 7 de fevereiro e 8 de março.
O recurso para Campina Grande atende a pleito articulado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino; pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; pelo deputado federal Damião Feliciano, e o prefeito de Patos, Nabor Wanderley. A mobilização envolveu diálogo direto com o Ministério do Turismo e tratativas em Brasília para garantir a inclusão do evento no pacote de investimentos federais voltados ao calendário cultural do Estado.
“O Carnaval Tradição de Campina Grande é uma manifestação cultural que preserva a nossa identidade e movimenta a economia local. Trabalhamos com responsabilidade e diálogo para garantir esse recurso, porque entendemos que investir na cultura é gerar emprego, renda e oportunidades para o nosso povo. Essa conquista é fruto de união e compromisso com a Paraíba”, destacou Adriano Galdino.
De acordo com o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, o investimento reconhece o peso cultural e econômico do evento e fomenta a economia da Rainha da Borborema. “Estamos anunciando um investimento de R$ 500 mil no Carnaval de Campina Grande para fortalecer o evento que acontece na cidade, sabendo da importância que o Carnaval tem não apenas para os festejos, mas também para a cadeia produtiva”, afirmou.
Articulação política
A liberação do recurso é tida como resultado da convergência entre a bancada paraibana, o municipalismo e o Governo Federal, fortalecendo a interlocução política do estado em Brasília. “A articulação também reforça o alinhamento institucional entre os parlamentares e o Palácio do Planalto, ampliando a presença da Paraíba nas políticas públicas de fomento ao turismo e à cultura do Governo Lula”, concluiu o ministro.