O governador João Azevêdo inaugurou, nesta segunda-feira (26), a piscina terapêutica da Apae de Campina Grande, equipamento que integra as ações do Governo da Paraíba voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de inclusão e de apoio às pessoas com deficiência. A solenidade contou com a presença do vice-governador Lucas Ribeiro, da secretária de Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, outros auxiliares do Governo, do deputado estadual Inácio Falcão, prefeitos da região e vereadores de Campina.
O investimento, superior a R$ 1,2 milhão – por meio de Edital de Chamada Pública –, contemplou a construção da piscina aquecida, além de vestiários e sala de apoio, ampliando a estrutura de atendimento da instituição. Com a nova unidade, cerca de 530 pessoas serão beneficiadas com serviços de fisioterapia aquática e reabilitação, realizados por meio de sessões individuais acompanhadas por profissionais especializados.
Durante a entrega, o governador João Azevêdo, destacou que os investimentos são resultado do reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Apae, que atende não apenas Campina Grande, mas toda a região polarizada pelo município. “É um trabalho extraordinário para mais de 500 crianças que são atendidas aqui com muito carinho. Esse é um governo de inclusão e que enxerga as pessoas”, afirmou.
João Azevêdo ressaltou ainda que a parceria do Governo da Paraíba com a Apae vai além do repasse de recursos para manutenção da instituição. “Desde a primeira vez que estive aqui, fiquei impressionado com a forma como tudo foi pensado e com a maneira como a instituição atua. A partir disso, passamos a desenvolver parcerias, não apenas com transferência de recursos, mas também com a construção do ginásio e a implantação parcial do sistema de energia solar, garantindo economia na conta de energia”, explicou.
Na ocasião, o governador anunciou a construção de quatro novas salas para ampliação dos serviços da Apae, com investimento de R$ 800 mil. “Isso não é favor, é obrigação do Estado apoiar, por meio de convênios e recursos, ações voltadas às pessoas com autismo e síndrome de Down. Hoje foi um dia de renovação de energias, ao ver de perto o trabalho dos voluntários e o amor dedicado pelos jovens e suas famílias”, completou.
O vice-governador Lucas Ribeiro ressaltou que a entrega da piscina terapêutica representa mais uma ação concreta do Governo da Paraíba e reforça o compromisso com uma gestão pública responsável e com políticas sociais permanentes.
“O fortalecimento da Apae de Campina Grande faz parte de um planejamento contínuo, com investimentos sucessivos em estrutura, como a implantação da energia solar, a entrega do ginásio e, agora, essa piscina terapêutica, que amplia e qualifica os atendimentos. Estamos reafirmando nosso compromisso com uma instituição de alcance regional, que impacta diretamente a qualidade de vida de mais de 500 pessoas”, afirmou.
Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, a piscina terapêutica vai se somar às demais terapias ofertadas pela instituição, fortalecendo o cuidado integral com crianças e jovens atendidos. “Essa piscina aquecida e adaptada vai favorecer a mobilidade, a interação, a convivência, o lazer e, acima de tudo, auxiliar de forma significativa nos tratamentos e na melhoria da qualidade de vida dos usuários”, destacou.
A diretora da Apae de Campina Grande, Rosilene Silva Sousa, agradeceu ao Governo da Paraíba pela concretização de um sonho antigo da instituição, idealizado pela presidente e fundadora Margarida da Mota Rocha (in memoriam). “Esse era um sonho da nossa eterna presidente, que hoje não está mais conosco, mas que, onde estiver, certamente estará feliz em ver a Apae cada vez mais preparada e moderna”, afirmou. Ela explicou ainda que as sessões de fisioterapia aquática serão realizadas de forma individualizada, representando um avanço significativo para o atendimento dos jovens assistidos.
Mãe de Natália Soares, atendida pela Apae há 10 anos, Eliane Bezerra destacou a importância dos investimentos realizados pelo Governo da Paraíba. “Quando chegamos aqui, não havia ginásio nem piscina. Hoje temos uma estrutura completa, com atendimento humanizado. Essa piscina vai fazer uma grande diferença na qualidade de vida da minha filha”, ressaltou.