A PF (Polícia Federal) prendeu, na manhã desta quinta-feira (18), o secretário-executivo do Ministério da Previdência do governo Lula (PT), Adroaldo Portal, durante nova fase da Operação Sem Desconto. Considerado o “número 2” da previdência, ele ficará preso em prisão domiciliar, conforme o UOL.
Além dele, o senador Weverton Rocha (PDT-MA), vice-líder do governo Lula no Senado, foi alvo de buscas na operação que investiga descontos indevidos de aposentados e pensionistas do INSS.
Já Romeu Antunes, filho do lobista Antônio Carlos Camilo Antus, o “Careca do INSS”, foi preso pela PF. Assim como ele, Eric Fidelis, filho de André Fidelis, ex-diretor de Benefícios do INSS, foi preso também. Segundo a investigação, ele teria recebido valores de empresas ligadas ao Careca do INSS por meio de seu escritório de advocacia.
Um dos mandados de busca e apreensão ocorre na Paraíba, de acordo com a Polícia Federal, no bairro de Tambaú, em João Pessoa.
A nova fase da operação Sem Desconto foi autorizada por André Mendonça, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Ela foi realizada pela PF em conjunto com a CGU (Controladoria-Geral da União).