A Polícia Civil da Paraíba, em parceria com o Ministério Público de Alhandra, a Prefeitura e o Instituto de Polícia Científica, deflagrou nesta quinta-feira (30) a Operação Escada de Penrose, que investiga irregularidades em uma licitação para a construção do ginásio Rinaldão, no distrito de Mata Redonda, em Alhandra. A ação também contou com atos em João Pessoa e Cabedelo.
Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e uma prisão, em Alhandra. As investigações apontam que o então secretário de Infraestrutura, que também era dono da empresa responsável pela obra, e um ex-diretor da pasta, teriam registrado serviços que não foram realizados, liberando pagamentos indevidos. O prejuízo ao município foi estimado em mais de R$ 200 mil.
De acordo com as investigações, o ex-secretário de Infraestrutura do município, apontado como líder do esquema criminoso, foi preso e conduzido à sede da Polícia Civil. Segundo o inquérito, ele usava a própria empresa para vencer a licitação da obra que sua pasta comandava, um flagrante conflito de interesses e grave violação à legislação de contratos públicos.
A Polícia Civil não descarta o envolvimento de outros servidores e empresários do ramo de construção civil que podem ter participado do esquema.