Uma organização criminosa especializada em fraudes milionárias em planos de saúde foi alvo de uma grande operação da Polícia Civil, realizada na manhã desta quinta-feira (21). A ação, que cumpre mandados de prisão em vários estados do Brasil, tem como foco um esquema de golpes envolvendo beneficiários inadimplentes de um plano de saúde no Piauí. Entre os investigados estão um pastor evangélico e parentes dele, na Paraíba.
De acordo com o delegado Carlos Othon, a operação, chamada “Indébitus”, cumpriu dez ordens judiciais em cidades da Paraíba, como João Pessoa, Campina Grande e Itapororoca. Além disso, mandados foram executados em outras partes do país, visando desarticular a quadrilha. O grupo entrava em contato com as vítimas oferecendo descontos falsos para a regularização das dívidas e, em seguida, emitiam boletos fraudulentos para desviar grandes quantias de dinheiro.
As investigações indicam que os criminosos operavam a partir de locais aparentemente simples, mas com infraestrutura de alto custo, equipada com computadores e sistemas usados para a prática dos crimes. Os prejuízos causados pela quadrilha são estimados em milhões de reais, com o desvio de recursos que eram enviados para contas de laranjas, o que dificultava a identificação dos responsáveis.