Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aos 90 anos e no sétimo mandato consecutivo na Câmara dos Deputados, Luiza Erundina recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFPB

Com um auditório lotado, a deputada federal Luiza Erundina de Sousa recebeu na tarde desta sexta-feira (25), o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

A mais alta honraria concedida por uma universidade, o título de Doutora Honoris Causa para Erundina foi aprovado, por unanimidade, durante reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) da UFPB, realizada no dia 18 de março.

Natural de Uiraúna, no sertão paraibano, Erundina é assistente social formada pela UFPB. Após concluir um mestrado em Ciências Sociais em São Paulo, ela ingressou como professora no Departamento de Ciências Sociais da UFPB, no início da década de 1970. Mas a militância camponesa de Erundina, no interior da Paraíba, e sua oposição à ditadura mudaram o curso da trajetória da futura docente.

Com o veto dos militares, que a consideraram uma ameaça ao regime, ela não apenas foi impedida de assumir o cargo na Universidade Federal da Paraíba como teve de migrar para São Paulo, por força da perseguição. Foi lá que construiu uma sólida carreira política, a partir dos anos 1980, primeiro como vereadora, depois como deputada estadual. É eleita, em 1988, a primeira prefeita da capital paulista.

Aos 90 anos, está no sétimo mandato consecutivo como parlamentar na Câmara dos Deputados e é considerada uma referência no PSOL e na esquerda brasileira.

Suas principais bandeiras incluem:

  • Direitos Humanos e Minorias: Continua a ser uma voz forte na defesa dos direitos humanos, dos trabalhadores e das trabalhadoras, das mulheres, das crianças e adolescentes.
  • Causas Sociais: Atua em temas como assistência social, saúde e educação, buscando a garantia de direitos e aprimoramento das políticas públicas.
  • Democracia e Combate à Ditadura: Recentemente, mesmo hospitalizada, discursou em defesa de um projeto de lei sobre a identificação de locais de repressão política da ditadura militar, reforçando seu compromisso com a memória e a verdade.
  • Reforma Política: Tem se posicionado a favor de temas como o financiamento público de campanhas eleitorais.

Erundina é reconhecida por sua lucidez e sua dedicação à vida pública, sendo frequentemente destacada como uma das “Cabeças mais influentes” do Congresso Nacional. Ela expressa que este pode ser seu último mandato, mas seu desejo é seguir contribuindo para a formação política dos cidadãos e o fortalecimento da democracia.

[the_ad_group id="136"]
Instagram
WhatsApp