Em mais um capítulo da crise entre EUA e Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu nesta quarta-feira (9/7), ao anúncio do presidente americano Donald Trump sobre o tarifaço de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos com a Lei de Reciprocidade Econômica. Pela rede social, Lula fez a defesa da soberania do país e acusou o presidente norte americano Donald Trump de falsidade por dizer que taxação seria aplicada por causa do déficit na balança comercial com o Brasil.
“Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, disse o presidente.
Pela lei da reciprocidade, o Poder Executivo pode “adotar contramedidas na forma de restrição às importações de bens e serviços ou medidas de suspensão de concessões comerciais, de investimento e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual e medidas de suspensão de outras obrigações previstas em qualquer acordo comercial do país”.