Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PF mira compra de carros de luxo com dinheiro de aposentados em nova operação que investiga fraude no INSS

A Polícia Federal (PF) cumpriu dois mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira, 14, em nova fase da operação que investiga o esquema nacional de descontos irregulares em aposentadorias e pensões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Presidente Prudente, cidade no interior de São Paulo. A ação foi autorizada pela 10ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Nesta fase da operação Sem Desconto, os investigadores apuraram que um operador financeiro ligado a uma das entidades investigadas é suspeito de ter comprado veículos de luxo com dinheiro da fraude aos aposentados.

Fraudes no INSS
A operação Sem Desconto foi deflagrada em abril e apontou que, entre 2019 e 2024, integrantes do instituto e associações desviaram até R$ 6,3 bilhões em recursos de aposentados e pensionistas por meio da folha de pagamento.

As vítimas da fraude tiveram descontos não autorizados em seus benefícios. Documentos da PF, da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF) apontam que o esquema de descontos indevidos envolveu pagamento de propina a servidores, uso de associações de fachada e lobistas. 

Os investigadores analisaram transações financeiras das entidades e também de dirigentes para mapear o possível rastro dos valores desviados. Segundo a PF, ex-diretores e pessoas relacionadas a eles receberam, ao todo, mais de R$ 17 milhões em transferências de indivíduos apontados como intermediários das associações.

A operação levou à demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Depois, o governo também trocou o comando do Ministério da Previdência, que agora é chefiado por Wolney Queiroz.

[the_ad_group id="136"]
Instagram
WhatsApp