Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Pepe foi uma forma de entender o mundo”: líderes mundiais lamentam morte do ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

José “Pepe” Mujica, ex-presidente da República, morreu nesta terça-feira (13) em Montevidéu, aos 89 anos.

Mujica enfrentava um câncer de esôfago que, no final de 2024, se espalhou para outras partes de seu corpo, levando o ex-mandatário a anunciar que não se submeteria a mais tratamentos oncológicos.

O presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, anunciou a morte de Mujica em suas redes sociais. “Com profunda dor comunicamos que faleceu nosso companheiro Pepe Mujica. Presidente, militante, referência e líder. Sentiremos muito a sua falta, querido velho. Obrigado por tudo que nos deu e por seu profundo amor pelo seu povo”, escreveu o mandatário no X.

A vice-presidente uruguaia, Carolina Cosse, também se despediu pelo X. “Pepe, em todas as suas facetas, nos convidou a pensar em um outro mundo possível. Nós o lembraremos com o coração”, escreveu.

“Pepe não foi apenas um líder. Foi uma forma de entender o mundo,” escreveu o Frente Amplio, coalizão política que Mujica fazia parte, junto a uma imagem do ex-mandatário.

Gustavo Petro, presidente da Colômbia, chamou Mujica de “o grande revolucionário”: “Adeus, amigo. Tomara que a América Latina, algum dia, tenha um hino, tomara que a América do Sul se chame, algum dia: Amazônia. Hoje, acredito firmemente que o projeto de integração da América Latina passa por construir, como a União Europeia, uma União Grancolombiana, que, no coração da América Latina e do Caribe, dê o passo decisivo para a integração.”

O ex-presidente boliviano Evo Morales recordou os “conselhos cheios de experiência e sabedoria”: “Nos dói profundamente a partida do meu irmão Pepe Mujica. Sempre me lembro de seus conselhos cheios de experiência e sabedoria. Ele foi um fervoroso crente na integração e na Pátria Grande. Permanecem seus ensinamentos e seu grande exemplo. Envio um abraço à sua família, companheiras e companheiros de militância e ao povo uruguaio. Toda a América Latina está de luto.”

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, também lamentou a morte de Mujica e afirmou que ele é “um exemplo para a América Latina e o mundo inteiro”. “Expressamos nossa tristeza e condolências à família, amigos e ao povo do Uruguai”, completou.

O governo brasileiro expressou seu “profundo pesar” pelo falecimento de Mujica, “um grande amigo do Brasil”.

Mujica foi “um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época”, assinalou o Itamaraty em um comunicado.

“Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas”, acrescentou.

[the_ad_group id="136"]
Instagram
WhatsApp