O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) confirmou o seu favoritismo e foi eleito neste sábado, 1º, como o novo presidente da Câmara dos Deputados. Foram 444 votos para o paraibano, que venceu os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique, que conquistaram 31 e 22 votos, respectivamente.
Motta sufocou os adversários ao formar uma frente ampla de partidos que vai do PT de Lula ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. A candidatura foi capitaneada pelo seu antecessor, o deputado federal Arthur Lira (Progressistas-AL).
Hugo Motta é visto nos bastidores como um parlamentar equilibrado, que cumpre acordos e que deve ter amplo diálogo com o Palácio do Planalto. Lula, inclusive, determinou a exoneração de seus ministros, principalmente de Alexandre Padilha (Relações Institucionais), em sinalização política ao novo presidente da Câmara.
A primeira vice-presidência da Casa deve ficar com Altineu Cortês (PL-RJ), enquanto a segunda vice-presidência tende a ser de Elmar Nascimento (União Brasil-BA). Das secretárias, apenas duas já estão definidas: a 1ª secretária será de Carlos Veras (PT-PE) e a 2ª secretária ficará com Lula da Fonte (Progressistas-PE). Os outros dois postos são disputados por MDB, Podemos e PSD.