Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Com perfil conciliador, Hugo Motta deve ser eleito hoje como o mais jovem presidente da Câmara dos Deputados

Favorito na disputa, Hugo Motta, de 35 anos, deve se tornar hoje o parlamentar mais novo a ser eleito para a presidência da Câmara dos Deputados. A provável conquista é fruto de uma base de 18 partidos, que somam 495 deputados (PP, PSD, Republicanos, PL, PT, PCdoB, PV, PRD, Rede, Solidariedade, Cidadania, PSDB, PSB, PDT, MDB, Avante, Podemos e PRB), em torno de sua candidatura.

A aliança passou por cima de outros potenciais candidatos, como Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA), que desistiram das candidaturas diante da força de Motta.

Entre os adversários de Motta na disputa, está o deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ). O PSOL tem 13 deputados na bancada – Fernanda Melchionna, pelo Rio Grande do Sul; Célia Xakriabá, por Minas Gerais; Tarcísio Motta, Chico Alencar, Pastor Henrique Vieira, Talíria Petrone e Glauber Braga, pelo Rio de Janeiro; e Ivan Valente, Luiza Erundina, Sâmia Bomfim, Érika Hilton, Profª Luciene Cavalcante e Guilherme Boulos, por São Paulo – e há duas eleições lança candidatura própria.

Na segunda-feira, 27, o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) também anunciou oficialmente sua candidatura à presidência da Câmara. A candidatura enfrenta resistência devido ao favoritismo de Hugo Motta, que conta com o apoio de PT, PL, Republicanos, entre outros partidos. Ainda assim, Van Hattem pode atrair votos de bolsonaristas descontentes.

Hugo Motta

Hugo Motta é médico e foi eleito deputado federal pela primeira vez em outubro de 2010. Ele tem 35 anos e está em seu quarto mandato como deputado federal.  Em 2015, ele foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou denúncias de corrupção na Petrobras e, em 2023, foi relator da PEC dos Precatórios, que limitou o valor de despesas anuais com precatórios. É autor de 32 projetos de lei e de 18 propostas de emenda à Constituição.

Com UOL

[the_ad_group id="136"]
Instagram
WhatsApp