O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, nesta quinta-feira (24), o afastamento, por 180 dias, de cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJ-MS), suspeitos de envolvimento em um esquema de venda de sentenças.
Entre os desembargadores afastados, está o presidente do TJ-MS, Sérgio Fernandes Martins. Os outros são Vladimir Abreu da Silva, Marco José de Brito Rodrigues, Sideni Soncini Pimentel e Alexandre Aguiar Bastos.
Além do afastamento, o STJ autorizou a Polícia Federal (PF) a cumprir, com o apoio da Receita Federal, 44 mandados de busca e apreensão.
Os mandados de busca foram expedidos pelo ministro Francisco Falcão, do STJ, e são cumpridos nas cidades de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Brasília (DF) e São Paulo (SP). Cerca de 200 agentes da PF estão envolvidos na operação.
Crimes investigados
A ação investiga os crimes de corrupção em vendas de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas no Poder Judiciário. Trata-se de um desdobramento da Operação Mineração de Ouro, deflagrada em 2021 pela PF.