O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou, na manhã desta sexta-feira (2), as candidaturas de Luciano Cartaxo e Amanda Rodrigues para prefeito e vice-prefeita de João Pessoa. Cartaxo é o primeiro a registrar candidatura a prefeito da capital.
A “Coligação pra Fazer Mais e Melhor”, composta por PT, PV, PCdoB, PSOL e REDE, detalhou suas principais propostas em áreas como saúde, educação, transporte público, centro histórico, desenvolvimento econômico e cultural.
Na área da saúde, os candidatos destacaram a construção do Hospital Geral de Urgência e Emergência de João Pessoa, visando aliviar a demanda do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Outras propostas incluem a criação de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), seis novas policlínicas, um Centro de Diagnóstico por Imagem e a expansão do horário de funcionamento dos postos de saúde.
Para o transporte público, Cartaxo e Rodrigues propõem a implementação da Tarifa Zero Progressiva nos ônibus, a retomada das linhas “bairro a bairro” e a reativação do Terminal de Integração do Varadouro.
Na educação, a meta é criar cinco Centros de Educação Integral, finalizando a unidade de Mangabeira e construindo mais quatro.
O plano para o Centro Histórico inclui a criação do projeto Cidade Filipeia, que pretende promover moradia, infraestrutura e desenvolvimento econômico e cultural na área. O Mercado Central será transformado em um Polo Econômico de Gastronomia e Cultura.
Por fim, eles prometem a criação da Secretaria da Inclusão e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, centralizando políticas e ações inclusivas para pessoas com deficiência.