Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Defensora Pública Maria dos Remédios Mendes recebe o Título de Cidadã Pessoense

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou sessão solene para entrega do Título de Cidadã Pessoense à Defensora Pública Maria dos Remédios Mendes. A sessão foi prestigiada por amigos, colegas de trabalho e familiares da homenageada, e foi proposta pelo vereador Marcos Henriques (PT).

O parlamentar falou da alegria de entregar essa importante honraria. “É motivo de muita honra conceder esse título de cidadania à Maria dos Remédios, que é Defensora Pública, mas que não se limitou apenas ao exercício da sua função. Ela se especializou em muitas áreas, mas o que me motivou foi sua atuação nos direitos humanos. Ela compra causas dignas da cidadania, da diversidade, e isso me fez perceber uma cidadã de Sousa, radicada há muito tempo em João Pessoa, e toda contribuição que ela dá a esse debate, um debate corajoso sobre a diversidade sexual e religiosa. Esse espírito cidadã da dra. Maria dos Remédios me fez propor à Câmara Municipal esse título de cidadania, que representa um momento de reconhecimento a toda sua bagagem e contribuição para a nossa sociedade”, afirmou.

suplente de deputado federal Raniery Paulino (Republicanos) disse que Dra. Maria dos Remédios é uma pessoa que tem postura e nos inspira a seguir o modelo, o exemplo. “Dra. Remédios é um patrimônio paraibano e não podia ficar apenas em Sousa. Ela tem um trabalho social muito importante na saúde, na defesa dos direitos sociais e na diversidade. É uma mulher guerreira, forte e que nos inspira a seguir”, acrescentou.

Elson Pessoa de Carvalho, Defensor Público, destacou que a homenagem recebida pela Dra. Maria dos Remédios não foi à toa e que não é coisa de política. “A concessão de um título de cidadania, muitas vezes a gente imagina que é uma coisa gratuita, por algum motivo ou outro. Mas, nesse caso específico, todos nós temos a certeza de que estamos assistindo uma homenagem extremamente justa”salientou. 

“Ter dra. Remédios nos quadros da Defensoria Pública nos enche de orgulho, pois ela representa o que há de mais nobre na defesa dos direitos humanos, nos rendendo honrarias com selos iguais na defesa da diversidade, e muitas outras certamente virão. Ao homenageá-la, a Câmara Municipal de João Pessoa reconhece seus inestimáveis serviços à nossa capital, através da Defensoria Pública, e enaltece a fibra de uma mulher que se confunde com a própria luta por uma sociedade mais justa e fraterna”, colocou Madalena Abrantes, Defensora Pública-Geral da Paraíba.

Fátima de Souza, professora doutora da Universidade de Brasília (UNB), disse que a dra. Maria dos Remédios é o exemplo vivo da força, da resiliência da mulher sertaneja. “Além da atuação profissional exemplar, ela tem sido inspiração para muitos e muitas, mostrando que é possível conciliar a vida pessoal e profissional de forma equilibrada, mostrando que é possível construir um mundo mais justo e solidário, em todas as esferas da vida pública e privada, sem que nenhum seja diminuído da outra”, pontuou.   

“Receber tamanha honraria fez meu coração entrar em estado de poesia. Minha gratidão e meu renovado compromisso de honrar a cidade que agora me pertence. Quanto orgulho por esse pertencimento, um grande presente. Para chegar à patente de pessoense, andei por estradas, bebi em diversas fontes da sabedoria, das filhas de Santa Teresa, de quem sou filha de coração. Viva João Pessoa!”, concluiu a homenageada Maria dos Remédios Mendes.   

Participaram ainda da sessão solene Dhell Félix, coordenador da Ong Iguais; Mãe Renilda; Francisco Sarmento, Corregedor de Justiça da Paraíba,  entre outros.

[the_ad_group id="136"]