Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em defesa das trabalhadoras do campo e pelo fim da violência, mulheres do MST protestam em João Pessoa e nas principais regiões do país

No dia internacional da mulher, uma manifestação em prol das lutas da mulheres na sociedade foi realizada pelas ruas de João Pessoa. O movimento teve início no bairro dos Estados, em seguida, elas caminharam pela Avenida Epitácio Pessoa até o Centro da Capital. O grupo é composto por representantes do Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST).

As mulheres protestam por mais crédito rural para as camponesas, regularização de terras e pedem pelo fim da violência no campo. O movimento faz parte da Jornada Nacional das Mulheres Sem Terra 2024, que acontece em várias capitais do país e traz como lema “Lutaremos! Por nossos corpos e territórios, nenhuma a menos!”.

Com o lema “Lutaremos! Por nossos corpos e territórios, nenhuma a menos!”, a mobilização, que ocorre em todas as grandes regiões do país, no campo e na cidade, vem denunciando, como afirmam, as violências estruturais do sistema capitalista que afetam diretamente a vida dessa população, do patriarcado, ao racismo e à LGBTQIAP+fobia. Há uma série de violações, “como as desigualdades sociais, a fome e a pobreza, criadas a partir da mercantilização da vida, dos bens comuns e da natureza, destacando a denúncia da violência cotidiana enfrentada, tanto nos territórios como nas esferas doméstica e política”, diz o MST em nota.