Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Carlos Bolsonaro é alvo de operação da PF em investigação sobre “Abin paralela”

Carlos Bolsonaro (Republicanos), vereador do Rio de Janeiro e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira (29), segundo informações da TV Globo, do UOL e do jornal Folha de S. Paulo.

A PF faz buscas na casa de Carlos no Rio e em seu gabinete na Câmara, em uma operação relacionada à investigação sobre a criação de uma “estrutura paralela” na Abin (Agência Brasileira de Inteligência) durante o governo Bolsonaro. O vereador ainda não se manifestou sobre a operação.

suspeita é que o então diretor-geral da agência, Alexandre Ramagem, criou uma “Abin paralela” para monitorar autoridades públicas e adversários do então presidente. Entre os alvos estariam ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o então presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e até uma promotora de Justiça que investigava o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ).

Ramagem é hoje deputado federal pelo PL e pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, com o apoio de Bolsonaro. O ex-diretor da Abin também foi alvo de uma operação da PF, na quinta-feira (25), quando a corporação fez buscas em seu gabinete na Câmara dos Deputados, em Brasília.

operação de hoje é um desdobramento de outras duas, a Vigilância Aproximada e a Última Milha. A Última Milha foi realizada pela PF em outubro, para investigar o uso ilegal de um software para monitorar autoridades públicas e adversários políticos. A Vigilância Aproximada ocorreu na semana passada, e o principal alvo foi Ramagem.