Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O Real brasileiro termina 2023 em alta – será um bom sinal para 2024?

Uma das perguntas sobre economia brasileira em alta para esse fim de 2023 é a seguinte: será que a nossa moeda, o real, continuará em ascensão e manterá uma das melhores colocações já vistas no ranking de moeda que mais valorizou durante o ano?

O mercado financeiro mostra expansão em diversos setores, e o interesse crescente de investidores brasileiros em negociação forex e opções binárias, por exemplo, fazem com que a moeda se torne valorizada. Neste ano de 2023, podemos ressaltar que o real valorizou 4,2% em relação ao dólar, tendo um desempenho considerado excelente, mesmo com tantos problemas e dificuldades enfrentados durante o ano.

Comparado com os demais países considerados emergentes (como Venezuela e Costa Rica), o Brasil teve destaque positivo no que diz respeito a taxa de juros real mais elevada (que atrai mais capital externo). Além disso, podemos citar também que a inflação, dívidas externas, a balança comercial e o preço mais elevado de commodities potencializam e beneficiam as empresas do setor.

Não somente a desaceleração da inflação no Brasil, mas também a dos Estados Unidos, contribuiu significativamente para que o país tivesse o real mais forte este ano. Dessa maneira, as empresas sentiram-se mais confiantes e interessadas em abrir seus negócios voltados para o investimento no país.

Foto de Daniel Dan

Previsões econômicas para 2024

Para 2024, as expectativas para o setor financeiro são positivas. Só para se ter uma ideia, no segundo semestre de 2023, a economia do país cresceu 0,9% se compararmos com o primeiro trimestre do ano. Com relação ao PIB (Produto Interno Bruto), houve um acúmulo de 3,2% durante o ano. Já a inflação parece que vai ficar na casa dos 4% (diferentemente de 2023, que atingiu 4,63%).

Fonte:clickpb

[the_ad_group id="136"]