Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prédio do antigo Hotel Tropicana será demolido para construção da nova sede da Defensoria Pública da PB

Hotel Tropicana Joao Pessoa Foto Defensoria Publica Pb

O antigo Hotel Tropicana, em João Pessoa, vai dar lugar à nova sede da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB). O Conselho Deliberativo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) aprovou, nesta quarta-feira (6), os projetos de demolição do hotel e construção da futura sede da Defensoria Pública no local. O relator da matéria, o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, emitiu um parecer favorável aos projetos, elaborados pela equipe de engenharia e arquitetura da DPE-PB.

A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, cita que a aprovação dos projetos é motivo de celebração para a instituição, que poderá concentrar, em um só prédio, todo o atendimento da Defensoria na cidade de João Pessoa. “A Defensoria sofre com um problema crônico de instalação. O único prédio da instituição mal comporta os setores administrativos e o atendimento ao público é feito de forma precarizada, em prédios alugados”, pontuou Madalena.

O prédio do antigo Hotel Tropicana foi cedido à DPE-PB em 2018 pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU), mas a estrutura da edificação não serve às necessidades da Defensoria, além de ter sido condenada por um corpo técnico.

O subdefensor público institucional, Ricardo Barros, participou remotamente da reunião do Iphaep. Em defesa do projeto, ressaltou os aspectos técnicos e de adaptação que foram considerados, em conformidade com a legislação do Instituto, para proporcionar maior acessibilidade e conforto aos assistidos pela Defensoria Pública.

“Essa iniciativa não apenas unificará as diversas unidades da Defensoria, concentrando-as em um único local, como também contribuirá para a revitalização da área central da cidade, em consonância com os planos do Governo do Estado e da Prefeitura de João Pessoa”, afirmou Ricardo Barros, acompanhado da coordenadora de Projetos da DPE, Elizabete Barbosa, do engenheiro Glauco Medeiros e da arquiteta Elizabeth de Sá Queiroga.

O esvaziamento do Centro da cidade também preocupa outros poderes, como o Legislativo e o Judiciário. A instalação da Defensoria nas Trincheiras tem amplo apoio da Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Parceria

A DPE-PB também já conta com a parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa, que se comprometeu com a demolição da estrutura durante visita do prefeito Cícero Lucena à DPE-PB. A próxima etapa envolve a oficialização e o planejamento detalhado do projeto, onde a Defensoria Pública, em parceria com a Governo do Estado, buscará efetivar as ações necessárias para viabilizar a construção da nova sede, que terá uma contribuição fundamental para a cidade e para o acesso à justiça.