Usuários de plano de saúde que tenham pago por testes sorológicos para a Covid-19 devem solicitar a restituição do valor

Usuários de plano de saúde que tenham pago por testes sorológicos para a Covid-19 devem solicitar a restituição do valor

Os usuários de planos de saúde que tenham pago a partir desta segunda-feira (29), por testes sorológicos para a Covid-19, devem solicitar a restituição do valor às operadoras. A informação é do superintendente do Procon-BA, Filipe Vieira. 

Segundo o Filipe, caso os usuários tenham alguma dificuldade, poderão acionar o órgão, por meio do atendimento remoto.

Os testes sorológicos tem custado entre R$ 250 e R$ 300. 

Nesta segunda-feira (29), a Agência Nacional de Saúde (ANS), publicou uma resolução em que obriga os planos de saúde a cobrir também a realização de testes sorológicos. Os testes são aqueles que verificam se há anticorpos no organismo para o coronavírus. 

O teste do tipo RT-PCR, que detecta a presença no vírus no corpo, já estava incluído desde março no rol de procedimentos obrigatórios.

Os exames sorológicos detectam a presença de anticorpos do tipo IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente e indicam se já houve infecção. Conforme a decisão ds ANS, o procedimento passou a ser obrigatório para os planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência, nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave.

“A gente vai seguir recebendo denúncias e acompanhando. O consumidor que tentar fazer [o teste] e tiver negada a realização pode recorrer ao Procon para fazer sua reclamação”, afirma Vieira. No entanto, apesar da decisão ser válida já a partir de sua publicação, deve haver um período para operacionalizar a medida, prevê Mauro Adan, presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB).

"As operadoras estão entrando em contato com laboratórios e unidades de saúde para começar a contratualizar. O laboratório credenciado da operadora vai apresentar preço e discutir para se chegar a um entendimento. É possível que em uma semana, em média, a gente comece a ter os atendimentos", diz o presidente da associação de hospitais e serviços de Saúde.

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