Tentativa de golpe por Whatsapp é registrada e viraliza na internet

Tentativa de golpe por Whatsapp é registrada e viraliza na internet

Um áudio recente registrando uma tentativa de golpe por WhatsApp tem circulado nas redes sociais. Após o criminoso solicitar o código via SMS, o qual permite o uso do aplicativo da vítima em outros aparelhos - essencial para o golpe, a vítima que já estava consciente da fraude, questionou a eficácia do "negócio". A resposta foi uma surpresa: o golpista não só confirmou o esquema como admitiu que o método pode garantir R$ 20 mil em apenas duas semanas.

Ao ouvir todo o protocolo da fraude, a quase vítima pergunta se muitas pessoas caem no esquema. "Se eu fizer 50 ligações no dia, em umas 39 eu consigo [o código]", diz o golpista. Ele também confessou que devolveu algumas quantias em casos que o esquema foi investigado, mas pareceu despreocupado diante da grande quantidade de dinheiro feita em pouco tempo.

Entenda como funciona o golpe

Para dar início ao crime, o golpista precisa do número de celular da vítima. Geralmente, se utilizam de sites de anúncios (como Mercado Livre, OLX, entre outros), já que as vítimas disponibilizam os contatos pessoais para os interessados. Com o número em mãos, o criminoso entra em contato com o vendedor e se passa por um funcionário dos sites de anúncios, alegando um problema no cadastro. Para prosseguir, ele orienta a vítima a enviar o código de confirmação via SMS, informando os dígitos recebidos.

Comentários

Outras Notícias