Saúde de João Pessoa alerta para prevenção de HIV e outras ISTs durante pandemia

Saúde de João Pessoa alerta para prevenção de HIV e outras ISTs durante pandemia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) e das Unidades de Saúde da Família (USF), tem diagnosticado novos casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Os profissionais de saúde orientam que as relações sexuais devem ser com preservativos para evitar contaminação ou transmissão de doenças.

A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento, Sara Lucrécia, explica que, além da orientação para que as pessoas sempre se protejam durante a relação sexual, quem testa positivo para alguma IST, precisa se proteger muito mais da covid-19. “Estamos orientando nossos usuários que prestem bastante atenção na higienização para se protegerem também do coronavírus, pois não sabemos o que a doença pode causar, se associada a alguma IST”, alertou.

Apesar da demanda ter diminuído um pouco devido à situação de pandemia, o serviço tem funcionado normalmente na parte da manhã, das 07h às 12h30, na Policlínica de Jaguaribe, com todos os cuidados necessários para garantir a saúde de profissionais e usuários.

O SAE/CTA continua oferecendo, com alguns cuidados, serviços como a dispensação de medicamentos antirretrovirais, medicação para infecções sexualmente transmissíveis, tabagismo e para os usuários do Centro de Reabilitação; coletas de exames laboratoriais e CD4/CD8 e carga viral; administração de penicilina; atendimento aos casos de HPV e consultas médicas especializadas para HIV (agendadas) e ISTs (demanda espontânea).

Dados – Segundo o levantamento do SAE/CTA, foram realizados em 2019, mais de 11 mil testes de HIV, sendo 228 positivos, e mais de 10 mil de sífilis, com 1.181 positivos. Em 2020, até o mês de maio, foram realizados cerca de 3 mil testes de HIV e 3 mil de sífilis.

Comentários

Outras Notícias