Dia D de vacinação contra sarampo acontece neste sábado

Dia D de vacinação contra sarampo acontece neste sábado

Adultos de 20 a 29 anos poderão se vacinar contra o sarampo neste sábado (30), no Dia D da campanha de vacinação, que está voltada a jovens dessa faixa etária. Em João Pessoa, cerca de 1.000 profissionais de saúde da PMJP estarão mobilizados em mais de 100 postos de imunização, até às 12h.

A segunda fase da campanha foi aberta no dia 18 de novembro. Na Capital, a vacinação incluirá as pessoas entre 30 e 49 anos, além do grupo estabelecido de 20 a 29 anos, nesta fase.

A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e no Centro Municipal de Imunizações (Torre), de segunda à sexta-feira e, faz parte do calendário de rotina.

Sarampo

Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

Vacinação em Campina Grande

A Secretaria de Saúde de Campina Grande realizará a campanha de vacinação em mais de 40 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h. No Complexo Habitacional Aluízio Campos, a Secretaria também vai disponibilizar um ponto de vacinação, com todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Imunização, para os novos moradores do conjunto.

A vacina contra o sarampo é disponibilizada para jovens adultos, de 20 a 29 anos, que não tomaram a vacinação na faixa etária adequada quando crianças. Caso a pessoa tenha a comprovação de que tomou as duas doses da imunização, não precisa se vacinar novamente.

Ação no Aluízio Campos

A ação de multivacinação levará as vacinas disponíveis do Calendário Nacional de Imunização para todos os públicos ao conjunto habitacional. O horário será das 8h às 19h para atingir também os moradores que trabalham durante o dia.

Campanha de multivacinação

A Secretaria de Saúde já está realizando uma campanha de multivacinação em 67 salas de vacina da cidade, disponibilizando e intensificando a aplicação de todas as vacinas. Além disso, 15 salas de vacina estão funcionando até no horário do almoço.

Relação de unidades do dia D

DISTRITO 1

UBS Plínio Lemos

UBS Wesley Targino

UBS Campos Sales

UBS Jardim América II

UBS Jardim Tavares

UBS Horacina Almeida

UBS Antônio Mesquita

DISTRITO 2

UBS Raimundo Carneiro

UBS Nely Maia

UBS Eduardo Ramos

DISTRITO 3

UBS Inácio Mayer

UBS Bonald Filho

UBS Jocel Fechine

UBS Rosa Mística

UBS Conceição

UBS Jardim Continental

UBS Jeremias

UBS Araxá

UBS Novo Araxá

UBS Monte Santo

DISTRITO 4

UBS Tambor II

DISTRITO 5

UBS Benjamin Barbosa

UBS Velame

UBS Serra da Borborema

UBS Ronaldo Cunha Lima

UBS Anailda Carvalho

DISTRITO 6

UBS Malvinas III (Equipe 2)

UBS Cinza

UBS Catolé de Boa Vista

DISTRITO 7

UBS Sabiá Zona Urbana 2

UBS Bem-te-vi Zona Rural 2

DISTRITO 8

UBS Galante II e III

DISTRITO 9

UBS Raiff Ramalho

UBS Argemiro Figueiredo

UBS Maria de Lourdes Leôncio

UBS Novo Horizonte

UBS Ressurreição

DISTRITO 10

UBS Adriana Bezerra

UBS Malvinas IV

UBS Ricardo Amorim

UBS Ramadinha II

UBS Malvinas IV

 

Fonte: Redação com Secompb

Comentários

Outras Notícias