Comissão da ALPB que teve à frente a deputada Pollyanna Dutra pretende elevar a Paraíba ao Radar Internacional

Comissão da ALPB que teve à frente a deputada Pollyanna Dutra pretende elevar a Paraíba ao Radar Internacional

A deputada Pollyanna Dutra, vice-presidente da Comissão de Incentivo às Relações Internacionais de Negócios da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) destacou, nesta quinta-feira (5), a importância da política intermediar a entrada da Paraíba no radar internacional. Conforme a parlamentar, hoje o estado possui apenas relações pontuais com o mundo globalizado, fruto de iniciativas particulares de empresários, e é necessário que isso seja ampliado por intermédio da política.

“As relações internacionais da Paraíba com o mundo globalizado são pontuais hoje. O que queremos é trazer o poder público para essa discussão. Queremos unir a política, a academia, e diversos setores interessados para fazer um fórum de agentes e setores que possam tratar essa questão, vislumbrando isso como fundamental para o desenvolvimento do nosso estado. Nossa participação nisso é fundamental, temos algo a contribuir, porque é na política que conseguimos traçar essas estratégias. Seja no sentido de promover infraestrutura, seja no sentido de desburocratizar as leis e promover o real desenvolvimento do nosso estado”, destacou Dutra.

A fala da deputada foi pontuada durante a primeira reunião da Comissão de Incentivo às Relações de Negócios da ALPB de 2020, realizada na manhã desta quinta-feira no plenário deputado José Mariz. Na oportunidade, Pollyanna Dutra destacou alguns dos potenciais da Paraíba, como a produção de mel de abelha, a indústria têxtil, a água de coco de Sousa, dentre outros bens de destacada importância, mas que ainda são desconhecidos pelo mundo. 

“Não é só o agronegócio que pode determinar as exportações, mas é possível, por meio de incentivos, fazer os pequenos agricultores participarem desse desenvolvimento. Nosso Semiárido tem algo a contribuir, sobretudo porque lá se encontra o bioma da Caatinga, o único do mundo, que é extremamente rico. Queremos levar isso para o mundo, que, com certeza, terá muito interesse em receber esses potenciais. A Paraíba é riquíssima e é necessário que todos esses atores entrem nesse processo, organizem essa cadeia, e possibilitem que esse desenvolvimento realmente chegue até nós”, complementou.

Participaram do evento na ALPB representantes Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil Nordeste); professores e estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), dos cursos de Relações Internacionais e Economia; o Conselho Regional de Economia (Corecon-PB); integrantes do Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba; representantes da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep); representantes de empresas de comércio exterior; representantes da Câmara Paraibana e da Câmara Mexicana de Comércio Exterior; representantes da Gerência Executiva da Indústria da Secretaria de Turismo da Paraíba; representantes do Banco Central; o conselho de Representantes Comerciais, dentre outros agentes interessados em promover o desenvolvimento com foco na internacionalização da Paraíba.

Comentários

Outras Notícias